5 motivos para assistir Downton Abbey

5 motivos para assistir Downton Abbey

Naquela retrospectiva mental de 2014, bem menos filosófica do que as que a gente publica (aqui), fiquei pensando nas séries e filmes que eu assisti. Por empurrãozinho do destino, do tédio e do Netflix, comecei a ver Downton Abbey, que eu já tinha ouvido falar muito bem – mas daquelas pessoas que não fazem parecer algo tentador, sabe como é?

Em resumo: assisti, amei, me apaixonei, a série está entre uma das minhas favoritas, e olha que a lista de candidatos é longa!

Me inspirei com o episódio de Natal lançado dia 25 de dezembro – motivo bônus pra amar essa série, enquanto as outras te abandonam nessa época do ano e só querem saber de passar o feriado com a família, Downton te traz um episódio especial de Natal com 1 hora e 40 min de duração. E apresento os 5 motivos mais legais de assistir Downton Abbey,  que apesar de parecer, não pronuncia “downtoWn”.

intro
Olha como somos divertidos, assiste vai!

1) Parte histórica

A primeira temporada da série acontece no início do século XX e tem várias histórias legais que se cruzam, toda a família vive numa mansão, incluindo os criados.

Logo no primeiro episódio a gente se depara com um evento conhecido dessa época, o naufrágio do Titanic. Mais pra frente aparece a invenção do telefone, vem a Primeira Guerra Mundial, e é muito legal ter uma perspectiva “cotidiana” desses eventos históricos. O que é mais legal ainda, não só do ponto de vista da alta sociedade, mas dos funcionários da casa também.

tumblr_lt87g150f11qc1s6co1_500_large

2) As frases geniais da Prof. McGonagall

De longe, disparada, sem competição justa, a minha personagem favorita. A Maggie Smith (eterna musa linda professora de Hogwarts: Minerva McGonagall) não satisfeita em ser uma atriz incrível, é incrível no auge dos seus 80 anos – amo ver artistas valorizados quando vão ficando mais velhos.

A personagem dela, Violet Crawley ou aunt Violet pros íntimos, simplesmente tem as melhores frases da série e é uma fonte inesgotável de gifs para o tumblr.

 1

2

3

 neverworng

tumblr_ncf83pb1e61qf5tr5o1_500
tumblr_nhlyfsR3jQ1qb64kco6_250

tumblr_nhlyfsR3jQ1qb64kco3_250

3) O figurino

Mencionei para uma amiga que estava escrevendo um post com “as razões para assistir Downton Abbey” e ela disse “colocou os looks?”. Talvez um pouco previsível da minha parte, mas ah, que figurino lindo! Quanta roupa maravilhosa!

Que trabalho incrível da designer Caroline McCall em representar a transição não só histórica, mas da personalidade de cada personagem.

Não sou só eu que penso isso não, o figurino já foi indicado para alguns prêmios, saiu na capa da Bazaar e tem até linha de roupa inspirado nele. Aqui, você vê uma entrevista com a Caroline pra Marie Claire. A minha parte favorita é ela quando ela diz que o figurino “ilustra as mudanças dos tempos, de personalidade. Ilustra as mudanças que os personagens atravessam”, tradução minha. Na minha opinião, ele faz isso muito bem!

capa_bazaar2

tumblr_nh970zY3b41soti42o5_250 tumblr_nh970zY3b41soti42o6_250 tumblr_nh970zY3b41soti42o9_250

downton7

Downton-Abbey-Edith4-Vogue-30Apr13-ITV_b_592x888

downton3

tumblr_mbjljg9Jb51qlwj0lo1_500

tumblr_mwgw7eVJOi1s3t89uo1_500

backstage

4) Girl Power

Relembrar uma época em que as mulheres não tinham os direitos que temos hoje é uma boa forma para se criar consciência da importância do movimento feminista. Claro que não usaremos Downton Abbey como um livro de história, mas ver cenas em que a personagem Sybil resolve usar uma calça em vez dos onipresentes vestidos, é, no mínimo, divertido. Além disso, a série tem personagens femininas fortes e com histórias próprias, que lutam pelo direito de tomar suas próprias decisões, votar e até de trabalhar.

tumblr_inline_myow4y7ex31rlpk9c

tumblr_mln1kd16KD1rvi92xo1_500

5) A labradora Isis

Desde que vi um labrador lindo (que depois descobri que era fêmea), na abertura da série, já prestei atenção nele. Afinal, quem coloca um cachorro em uma trama se ele não for ter a sua importância em algum momento?

Eu estava errada, 5 temporadas se passaram e ela não mostrou pra que veio, mas eu amo quando a Isis aparece na cena. É muita fofura misturar o amor por cachorros com o amor pelos anos 20.

 

tumblr_mrjzlpMhpM1surhf9o1_500

tumblr_mx9j9ecpZ81t29r5eo1_500

tumblr_mxblm0sZ7v1t29r5eo1_500

tumblr_nb7tf9dRK71t29r5eo1_500

tumblr_nhu7uxHCw91rozkfpo1_500

E aí lady Mary, o que achou desse post?

final

E vocês? Já assistiram? Deu vontade?

 

||||| 7 Gostou? |||||

5 Comments

  • 4 anos ago

    Só pelos looks, sou obrigada a ver ^^

  • 4 anos ago

    P.S sua imagem do topo é maravilhosa.

    • Paula
      4 anos ago

      Somos 2! Os looks são a melhor parte, e ainda tem umas cenas longas delas se vestindo e se despindo que eu fico babando nas roupas e acessórios.
      Ai, que coisa linda, obrigada Anna, tem um pouquinho sobre essa minha ilustração aqui no primeiro post do blog, se você tiver interesse a gente pode conversar pra eu fazer uma pra você :) Beijo!
      http://www.paulaguimaraes.com/2013/09/comecando-do-comeco/

  • 4 anos ago

    Downton Abbey é uma das minhas series favoritas também! Pelos motivos que você citou e muitos outros. A aunt Violet é uma linda <3 E eu simplesmente amo o comunismo romantizado do casal sybill/tom (ainda não acredito no que fizeram com eles na série haha).

    Abraços!

  • will
    3 anos ago

    Série maravilhosa . nota 10

Deixar comentário

Deixar comentário Your email address will not be published