Nunca perca uma novidade!

Por dentro da MODE™: a revista da FIDM

Por dentro da MODE™: a revista da FIDM

Eu já comentei que a FIDM é muito dedicada a fornecer atividades extra curriculares para os seus alunos, e que eles são muito eficientes nisso. Assim como há o setor financeiro, o setor de carreira, de acompanhamento psicológico, há o “Student Activities”. Ele é responsável por coordenar todos os clubes da FIDM – algo muito comum na cultura americana. Tem Industry Club, Social Ambassadors, Phi Theta Kappa e tem a MODE Magazine. A MODE é uma revista bianual idealizada, produzida e executada apenas por estudantes da FIDM. Todos envolvidos, desde fotógrafos, modelos, escritores, maquiadores, designers gráficos, t-o-d-o-s são estudantes. E eu, além de achar incrível a ideia de uma revista democrática, também tenho muita vontade de ganhar experiência em publicação. Então apliquei, acabei de entrar pra revista como a nova diretora de moda e quero contar como está sendo! Dancinha da vitória.

mode-01
Fotos retiradas do Instagram @fidmmode

Como eu entrei na MODE

Quando eu vim visitar a FIDM um pouco antes de me mudar pra cá, fiquei catando as edições antigas da MODE e levei um monte pra casa pra ler. Precisa nem dizer que já comecei as aulas com planos, né? Já procurei saber quem que fazia parte do conselho (ele muda a cada 3 trimestres, que é o ano letivo daqui). Eles tem reuniões só para os membros e reuniões abertas pra quem quiser ir dar ideias, então na primeira já grudei na diretora de arte, pedi o telefone, demonstrei interesse e quando menos esperei, tava participando de um editorial “ajudando como podia”. Fotografei todo o behind-the-scenes, o pessoal gostou e me adicionou à lista de possíveis fotógrafos. Acabei sendo chamada pra fotografar mais dois editoriais – um deles aconteceu no estúdio da LA Fashion Magazine e foi in-crí-vel. Depois aproveitei uma oportunidade que surgiu (de última hora) para escrever um artigo curto sobre beleza. No final do meu primeiro trimestre, teve seleção para formar um novo conselho e eu apliquei para direção de arte. O processo incluiu enviar currículo, portfólio, carta de recomendação de alguém na FIDM e uma entrevista, ufa! Depois de tudo isso, a supervisora achou que eu estaria mais qualificada pra ser diretora de moda, e eu, claro, aceitei feliz da vida. Tô alegre pra caramba de fazer parte dessa revista, a oportunidade de participar do nascimento das ideias é uma das minhas partes favoritas.

Qual é a conexão da MODE com a indústria “da vida real”?

Bom, a MODE tem um supervisor próprio, que trabalha na LA Fashion Magazine (que eu citei lá em cima) e traz muita experiência em publicação de moda pra gente. Tudo precisa ser aprovado por ele e pela equipe da FIDM antes de ser impresso. Além disso, a gente vive todas as dificuldades e retornos positivos de uma publicação comercial. Tem PR responsável por ir atrás de parcerias, tem que preparar evento de lançamento de cada edição, tem que manter olho no orçamento etc.

Que outras posições fazem parte do conselho?

mode-board
Fotos retiradas do Instagram @fidmmode | Equipe atual.

Diretor de redação, editor executivo, diretor de arte, assistente de diretor de arte, diretor de Moda (eu!), 2 assistentes de diretor de moda, diretor de beleza, assistente de diretor de beleza, relações públicas + a equipe de supervisão feito pelos profissionais da FIDM.

É possível participar sem ser parte do conselho?

Sim! Assim como nas revistas comerciais, todas as outras pessoas que a produzem sem fazer parte do conselho que eu falei acima são chamados colaboradores. Esses alunos podem participar sem precisar se comprometer por 1 ano completo.

Como é a dinâmica da produção da revista?

A equipe se encontra 1 vez por semana, por enquanto para discutir ideias como temas pra artigos, pra os editoriais etc. Essa semana, tivemos um casting call aberto a toda escola em que cada setor ficou responsável por receber todas as aplicações de alunos interessados pra colaborar. Eu e minha equipe ficamos com as modelos e stylists e foi tão legal ver tanta gente linda, estilosa e interessada em participar. Mal posso esperar pra começar a ver as ideias tomando forma!

mode-castingcall
Fotos retiradas do Instagram @fidmmode

Onde encontro a revista pra vender?

Na FIDM de Los Angeles, San Francisco, OC e San Diego: na sala do Student Activities, nos cafés e aqueles lugares em que normalmente se vende revista.

Por que não tem nenhuma foto da produção da revista aqui?

Por que é tudo confidencial, protegido por contrato (sim, contrato!). Mas roubei algumas do instagram (@fidmmode) dos nossos encontros pra dar uma ideia.


→ Vocês já sabiam que a FIDM tinha uma revista feita por e para estudantes? Gostaram de saber? :)

||||| 12 Gostou? |||||

1 Comment

  • Denise
    2 anos ago

    Estou ansiosa para adquirir um exemplar! Muito interessante. Amei

Deixar comentário

Deixar comentário Your email address will not be published