Criação + técnica: aprendendo online

Criação + técnica: aprendendo online

Criação + técnica: aprendendo online

Faz tempo que eu ando pensando em escrever esse post. Quando a crise de identidade bate e eu penso que é hora de assumir que não tenho perfil para ter um blog (pelo menos para mantê-lo atualizado), essa sensação me vem com força total: eu simplesmente TENHO A NECESSIDADE DE compartilhar coisa boa! Isso é mal de blogueira, não é? Eu tento compartilhar com os meus semelhantes em casa, na faculdade, no trabalho, mas não adianta, eu preciso publicar essas dicas que são simplesmente boas demais pra ficar guardadas na minha caixola.

Quem já trocou meia dúzia de palavras comigo sobre cursos e aprendizado com certeza já me ouviu falando sobre isso. A verdade é que eu sou bem obcecada por cursos online,  já tive muito preconceito com eles, mas venci e estou completamente convertida – aos cursos bons, claro. E se você é da área de design, arte, internet ou fotografia, continue lendo que se tudo der certo vou converter você também.

 Tudo começou com a minha pessoa mandando infinitas mensagens de texto para o meu irmão esperando aprender o básico de desenvolvimento para administrar o blog; ele, claro, mandou eu parar de encher o seu juízo e procurar um curso. Como isso soa como uma grande responsabilidade – de tempo e dinheiro – eu não segui o conselho dele, um tempo depois ele me apresentou o Lynda.com. E aí a minha vida mudou – é sério.

Lynda.com

Lynda.com é um site que compila grandes professores e bons cursos em vídeo nas áreas de tecnologia, design, negócios, desenvolvimento, entre outros. Os cursos são bem específicos, separados por temas, divididos por capítulos e em curtas aulas, muitas vezes alternadas com exercícios. Eu acho que eu tive muita sorte, por que fiquei completamente apaixonada pelo sistema no primeiro curso que eu fiz, que foi o de Photoshop para fotógrafos, com o Chris Orwig, desde então fico prestando atenção a cada curso novo desse professor, por que, como eu disse, ele me conquistou. Fiquei surpresa de uma aula, mesmo à distância e gravada previamente, demonstrar tanta experiência, paixão e dedicação a ensinar. Ok, não falei o principal, o site é americano e todas as aulas são em inglês :(, até tem closed caption, o que facilita a compreensão, mas infelizmente é só em inglês.

lynda.com_01

Quando falei que a minha vida mudou é por que grande parte do que eu sei em matéria de software e tecnologia eu aprendi – ou iniciei meus estudos – pelo Lynda. Pensei “hum, será que é fácil usar o Indesign? Lynda!”, “ai, como eu queria saber melhorar as cores das minhas fotos na pós produção… Lynda!”, “ai que tédio… Lynda!”. Deu pra entender né?

O valor da assinatura do site é a partir de U$ 25,00 / mês e se você for obcecada apaixonada pelos seus estudos como eu, vai ver que vale bem a pena.

Prós:

– Abrange muitos assuntos dentro das áreas de tecnologia, negócios e empreendimento, design, desenvolvimento, fotografia (meu tema favorito, já aprendi desde lente, flash, composição a pós produção).

– Você pode montar playlist de aulas que você planeja assistir e é fácil de acompanhar o seu progresso nas aulas.

– Possui um sistema de “recomendado para você” muito eficiente que traz ainda mais cursos bons para a sua listinha de desejos.

Contras:

– As aulas são todas em inglês.

– São muitos cursos bons e se você sofrer de ansiedade como eu vai querer fazer todos e perceber que isso é humanamente impossível.

Captura de Tela 2014-10-04 às 21.52.56

_______________________________________________

Skillshare

 Eu sempre pergunto “você conhece o skillshare?” antes de começar o meu discurso catequizador sobre o assunto com alguém da área de moda / design. Por que eu acho que qualquer pessoa que conheça já vai ser completamente apaixonada e eu vou falar à toa. Mas para a minha surpresa, muita gente não conhece. Skillshare segue um sistema parecido do Lynda, com aulas em vídeos curtos, divididas por capítulos. Mas os temas são mais criativos, tem cursos específicos de moda, de tipografia, de ilustração, branding, e por aí vai… A apresentação do site é FOFA e vou admitir, foi isso que me conquistou.

captura_de_tela

O site me passa a sensação de ser menor formal, talvez pelo estilo mais cute-cute, talvez pela característica de qualquer membro poder não só assistir aula, mas oferecer o seu próprio curso. Não sei quais são os critérios, nem como funciona, estou bem feliz sendo apenas uma aluna. Mas talvez isso ofereça uma diversidade maior de cursos e de pontos de vista – até o James Franco já subiu um curso de cinema lá!

Outra diferença é que, além de assistir e fazer os seus exercícios, você pode postá-los e esperar feedback da turma ou do próprio professor, confesso que essa parte me dá um pouco de preguiça, mas me parece bem interessante, um dia crio vergonha na cara e faço.

O valor da assinatura mensal é de U$ 9,95 e, assim como no Lynda, dá acesso a todos os cursos da rede durante aquele mês.

Prós:

– Interface mais fofa do planeta que já inspira por si só, com cara de “escritório arrumado”.

– Custo baixo para a quantidade de cursos oferecidas.

– Possibilidade de subir os seus exercícios e ter feedback da turma.

Contras:

– Também em inglês.

– Um pouco mais complicado de acompanhar o seu progresso nas aulas

– Cursos curtos (isso pode ser uma vantagem, mas tem casos em que preferia que eles fossem mais completos!)

_______________________________________________

Eu assino os dois e descobri o Skillshare justamente pesquisando outro site nesse estilo, por que achei muito genial e prático não precisar ficar “presa” a um horário ou a um ritmo da turma. Eu funciono muito bem com esse formato, sei que nem todo mundo gosta desse caos, várias vezes assisto aula deitada na cama e preciso assistir tudo novamente por que o sono era tanto que não absorvi nada. Mas no fim das contas eu já aprendi pra caramba com eles, e o mais importante, me inspirei pra estudar e praticar mais, seja qual for a técnica.

Espero que tenha, pelo menos, levantado a sua curiosidade. Se não está pronto pra investir por enquanto, assista às aulas introdutórias, em que os professores explicam um pouco do que darão naquele curso, ambos os sites tem essa opção! :)

Bônus: pra quem não fala inglês não sair triste e frustrada, vou repassar uma dica que recebi, o site Metapix é brasileiro, no bom e velho português, e tem cursos voltados, principalmente, pra estamparia (Photoshop, Illustrator, Indesign). O valor da assinatura mensal é de R$ 29 e a única razão pra eu não ter feito ainda é por que tenho consciência das minhas limitações e sei que não consigo dar conta de estudar em 3 redes diferentes no mesmo mês. Mas o seu momento chegará! Quem já tiver experimentado e quiser dar a opinião aqui, fique à vontade! :)

Cheeeega de falação e vamos estudar! Bêijo.
||||| 2 Gostou? |||||

1 Comment

  • Carol
    5 anos ago

    Cadê mais post? Cadê? Cadê? Cadê?

Deixar comentário

Deixar comentário Your email address will not be published